Equador inicia testes de vacina doméstica contra a COVID-19

O Equador deu início aos testes de desenvolvimento de uma vacina doméstica contra a COVID-19 na Universidade ESPOL, sediada em Guayaquil.
Sputnik

Conforme afirmou à Sputnik o chefe do laboratório de pesquisa biomédica da Universidade ESPOL, Washington Cardenas, os testes pré-clínicos com animais de uma vacina doméstica contra a COVID-19 foram iniciados.

A expectativa dos cientistas equatorianos é de que os testes avancem para a fase clínica em até um ano. O laboratório iniciou os estudos para a criação de uma vacina própria usando proteína recombinante ainda em maio de 2020.

"Estamos na fase de testes pré-clínicos com camundongos. Estamos iniciando os testes", disse Cardenas à Sputnik

O cientista não quis comentar como a vacina funciona até o final da fase de testes.

Segundo Cardenas, a vacina pode se tornar eficaz contra novas variantes do vírus SARS-CoV-2, que causa a COVID-19. Quando questionado sobre quando serão iniciados os testes clínicos, o chefe do laboratório disse que espera que "a vacina esteja pronta em um ano".

Equador inicia testes de vacina doméstica contra a COVID-19

Até agora, o Equador chegou a acordos de entrega de vacinas com a Pfizer, a AstraZeneca, a Sinovac e também por meio do mecanismo internacional COVAX, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a distribuição global de imunizantes contra a COVID-19.

Conforme os dados da Universidade Johns Hopkins, o Equador tem até agora 312.851 casos confirmados de COVID-19 e 16.478 mortes causadas pela doença.

Comentar