Teerã planeja fornecer ao IRGC submarinos leves e semipesados de produção doméstica, disse, nesta segunda-feira (22), o contra-almirante Amir Rastegari, chefe da organização da indústria naval do Ministério da Defesa e Logística do Irã.
A informação foi divulgada por Rastegari em entrevista à agência iraniana IRNA. De acordo com o contra-almirante, o Irã pretende lançar a produção doméstica dos submarinos ainda neste ano para que o IRGC possa ser equipado com eles nos próximos anos.
Rastegari acrescentou que a dependência iraniana de armamentos marítimos estrangeiros caiu para 20%, mencionando que qualquer país precisa desenvolver sua frota para que possa proteger seus interesses no mar.
O golfo Pérsico e o golfo de Omã têm sido áreas de tensão com diversos incidentes e ataques a navios comerciais, incluindo petroleiros, nos últimos anos.
No final de fevereiro deste ano, uma explosão ocorreu em um navio israelense no golfo de Omã, mas ninguém ficou ferido. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou o Irã de realizar um ataque contra o navio. Em resposta, Teerã negou as acusações.