O ataque teria sido realizado há cerca de duas horas, ao passo que a mídia reportou haver feridos.
"Foguetes de origem desconhecida foram lançados contra a base americana no campo de gás de Conoco no norte da província de Deir ez-Zor. O bombardeio [...] causou ferimentos entre os militares norte-americanos", comunicou o canal de TV Al-Mayadeen.
As Forças Armadas dos EUA controlam ilegalmente, em conjunto com formações curdas e árabes, territórios no norte e nordeste da Síria, em particular nas províncias de Deir ez-Zor, Al-Hasakah e Raqqa, onde se concentram as maiores reservas de petróleo e gás da Síria.
Por sua vez, o governo sírio já condenou oficialmente e por inúmeras vezes a presença de tropas norte-americanas em seu território, chamando essa presença de ocupação e pirataria com o objetivo de roubar petróleo sírio.
Enquanto isso, ataques de grupos desconhecidos contra posições das tropas americanas no norte da Síria são frequentemente reportados.
300 caminhões-tanque desviados com petróleo para o Iraque
Entretanto, hoje (23) a agência estatal de notícias da Síria SANA reportou que os EUA conduziram para o Iraque 300 caminhões-tanque com petróleo sírio.
O desvio foi testemunhado por moradores da região de Al-Swediya, enquanto o carregamento foi transportado ao Iraque através do passagem fronteiriça ilegal de Al-Mahmudiya.