O Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo) pediu o registro da vacina Sputnik V no programa internacional do COVAX, declarou Vladimir Primak, diretor do fundo.
"O RFPI está em contato constante com a Organização Mundial da Saúde [OMS], e também foi apresentado um pedido de participação no programa do COVAX", afirmou Primak durante uma coletiva de promoção da vacina russa na Europa.
O diretor-geral do RFPI, Kirill Dmitriev, revelou anteriormente que o fundo russo teria toda a vontade de cooperar com o COVAX, mas que a prioridade seria fornecer a Sputnik V diretamente aos países.
A vacina Sputnik V foi aprovada em 56 países, com uma população combinada de mais de 1,5 bilhão de pessoas. A Sputnik V tem o segundo maior número de aprovações por reguladores estatais no mundo.
COVAX é um mecanismo internacional, lançado pela OMS com a Aliança Global para Vacinas e Imunização (GAVI, na sigla em inglês) e a Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI, na sigla em inglês), que apoia o desenvolvimento da capacidade de fabricação e aquisição de vacinas, com os países de alta renda pagando pela sua compra e subsidiando, assim, os países mais carenciados financeiramente.