Na quinta-feira (25), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deu sua primeira coletiva de imprensa desde a posse, e foi criticado por gafes e por aparentemente perder sua linha de pensamento em alguns momentos. Pouco depois, surgiram imagens do que pareciam ser suas folhas de cola, alimentando imediatamente a discussão na web.
Embora o uso de anotações durante coletivas não seja sem precedentes, os internautas perceberam como nomes e fotos de repórteres foram listados em um dos cartões de Biden, com algumas fotos de correspondentes apresentando números ao lado. Outra folha de dicas incluía notas importantes sobre a infraestrutura dos EUA.
REVELADO! Biden tinha uma folha de cola de todos os jornalistas com números circulados ao lado dos nomes dos repórteres em sua primeira coletiva de imprensa como presidente.
"Os Estados Unidos agora estão em 13º lugar globalmente em qualidade de infraestrutura – abaixo do 5º lugar em 2002", diz um ponto, ainda não ajudando Biden a evitar erros nisso, já que ele disse que os EUA ocupavam o 85º lugar mundial em infraestrutura, antes corrigindo-se.
Depois de dar uma espiada nas anotações de Biden, alguns comentários no Twitter criticaram a coletiva de imprensa por ser "planejada", enquanto denunciavam o presidente por ser incapaz de responder a perguntas por conta própria. Alguns internautas acusaram que a conferência não passou de um script seguido e que o presidente estava colando e plagiando o tempo todo.
Novas fotos mostram folhas de cola usadas por Biden durante sua primeira entrevista coletiva
Seu nome: Joe / Coletiva de imprensa amanhã
Outros, no entanto, argumentaram que os cartões de Biden apenas ilustravam sua preparação para a coletiva de imprensa e seu desejo de se ater aos fatos. Alguns apontaram que nem todo mundo consegue se lembrar facilmente de um monte de nomes de repórteres e que era na verdade bom ter um presidente preparado e que não debochava dos jornalistas.
Eu gosto disto. Demonstra que ele quer fazer uma conexão com a mídia. Aposto que ele também não tira sarro de nenhum deles!
Seja preparação ou esquecimento, Biden confundiu-se afirmando que esteve no Senado "por 120 anos" e soltou algumas frases fora de contexto. Biden foi sabatinado por questões como situação da fronteira nos Estados Unidos, resposta à pandemia do coronavírus, política externa e iniciativas de controle de armas.