Com a intenção de combater o perigo crescente de drones hostis, a empresa Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais norte-americana, está oferecendo o Morfius, um drone armado com micro-ondas de alta potência (HPM, na sigla em inglês) para destruir "enxames de drones" do céu.
Morfius é um drone reutilizável que pode caber dentro de um tubo de lançamento de seis polegadas de diâmetro e pesa menos de 14 quilos, leve e versátil o suficiente para se conectar a estações terrestres, veículos terrestres ou aeronaves.
Durante a conferência Força Global Próxima da Associação do Exército dos Estados Unidos (AUSA, na sigla em inglês), a empresa descreveu por que, exatamente, vê as armas de micro-ondas como uma resposta quase pronta para o futuro a uma ameaça em rápida evolução.
"Estamos focados em como abordar a ameaça do enxame contra sistemas de veículos aéreos não tripulados", disse Brian Dunn, da Lockheed Martin ao Breaking Defense.
A Lockheed Martin realmente acredita que um efeito HPM lançado no ar pode fazer a diferença ante "enxame contra sistemas de veículos aéreos não tripulados" que, segundo a empresa, poderemos enfrentar no futuro.
Trabalhando como parte de uma abordagem em camadas para a defesa antidrone, as unidades do Morfius serão lançadas contra drones hostis, ou enxames de drones, para então desativá-los nas proximidades, com cerca de um gigawatt de potência de micro-ondas – ou, como Lockheed colocou, um milhão de vezes a potência de um forno de micro-ondas padrão.
A Lockheed Martin, no entanto, não entrou em detalhes sobre a viabilidade de uma pequena máquina voadora carregando bateria suficiente para tal explosão. Apenas informou que a comparação de energia era favorável aos sistemas terrestres, sendo crucial para a promessa do novo equipamento a sua capacidade de disparar muitos drones de uma só vez no ar, sem danos para veículos amigáveis, edifícios ou pessoas ativamente defendidas.
Parte do que está impulsionando a corrida armamentista antidrone é o crescimento da capacidade dos veículos voadores disponíveis no mercado e acessibilidade de uso tanto por civis quanto por militares.
Na apresentação, Becca Schwartz, que lidera a estratégia de sistemas de veículos aéreos não tripulados da Lockheed Martin, apontou as espetaculares exibições de enxames de drones nas Olimpíadas como um exemplo de quanto a tecnologia comercial pode oferecer para um potencial enxame terrorista ou militar.
A ampla disponibilidade de drones baratos e capazes significa que eles estão disponíveis tanto para adversários não convencionais quanto para concorrentes próximos. Para a empresa, micro-ondas associadas aos drones são o mais próximo que uma guerra eletrônica pode chegar à força bruta.