Uma série de dez tornados atingiu pequenas comunidades ao sul de Birmingham, em Alabama, no sul dos EUA, deixando pelo menos cinco mortos e um número até então indeterminado de feridos, relata a agência Associated Press.
"Recebemos vários relatos de danos em diferentes áreas do Condado de Shelby. Isso inclui árvores e linhas de energia ao longo da estrada. Por favor, evitem dirigir na estrada, a menos que seja absolutamente necessário para permitir que o pessoal de segurança pública tenha tempo para liberar essas áreas", lê-se no comunicado do gabinete do xerife do Condado de Shelby, Alabama.
O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA emitiu avisos de tornado para grande parte do Alabama e o departamento do xerife do Condado de Jefferson alertou moradores de que o tornado estava se dirigindo para as comunidades de lá.
Os tornados percorreram cerca de 161 quilômetros e permaneceram no solo por cerca de uma hora e 20 minutos, derrubando um grande número de árvores, causando grandes danos materiais em vários edifícios e deixando milhares de pessoas sem eletricidade.