Pelo menos 45 pessoas morreram pisoteadas em uma debandada durante o funeral em homenagem ao presidente da Tanzânia, John Magufuli. Outras 37 pessoas teriam ficado feridas, de acordo informações do Alarabiya News e do The Observer.
Polícia tanzaniana confirma que 45 pessoas morreram em uma debandada durante o segundo dia de exibição pública do corpo do ex-presidente John Pombe Magufuli em Dar es Salaam em 21 de março. Outras 37 outros pessoas em luto também ficaram feridas.
O líder tanzaniano morreu em 17 de março, aos 61 anos, em um hospital na cidade de Dar es Salam, na Tanzânia. Enquanto o governo mantém posicionamento de que o presidente morreu de insuficiência cardíaca após lutar contra a doença por uma década, as forças da oposição afirmam que Magufuli teve sintomas graves do coronavírus.
Presidente Tanzaniano John Magufuli está morto: vice-presidente (em 17 de março de 2021)
Anteriormente, Magufuli declarou não haver pandemia na Tanzânia. Ele também incentivou os residentes a orar por três dias para combater doenças respiratórias e enfatizou que não iria impor nenhum tipo de bloqueio ou fechamento para conter os contágios.
O Ministério da Saúde tanzaniano informou recentemente não ter planos de comprar vacinas contra a COVID-19.