Regulador alemão relata 31 casos de trombose cerebral após inoculação com vacina da AstraZeneca

O Instituto Paul Ehrlich (PEI, na sigla em alemão), um regulador de vacinas da Alemanha, registrou 31 casos de raro coágulo sanguíneo no cérebro após recebimento de vacina da AstraZeneca.
Sputnik

Nove destes casos resultaram em mortes, adicionou o PEI, citado pelo veículo de imprensa Spiegel. As complicações foram detectadas em dois homens de 36 e 57 anos de idade e em 29 mulheres de 20 a 63 anos.

De acordo com o instituto, os casos registrados estão ligados a trombose venosa cerebral (TVC), e em 19 dos casos, médicos registraram uma deficiência de planquetas no sangue, ou trombocitopenia.

Não muito tempo atrás, o uso da vacina da AstraZeneca contra o coronavírus foi suspenso em alguns países temporariamente em resultado de relatos sobre severos efeitos colaterais, incluindo uma doença sanguínea rara que causa coágulos e hemorragias.

A Agência Europeia de Medicamentos anunciou estar investigando incidentes com pacientes vacinados com o imunizante da AstraZeneca em uma série de países europeus, nos quais mais tarde foram registrados efeitos colaterais. Somente depois de a agência ter recomendado o contínuo da inoculação com vacina da AstraZeneca, os países decidiram voltar a utilizá-la.

Comentar