É o que diz um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado nesta quinta-feira (1º). De acordo com os dados coletados, 44,7% das cidades brasileiras enfrentam "risco iminente" do hospital da sua região ficar sem o kit intubação.
Entre os produtos utilizados para realizar intubações estão anestésicos e relaxantes musculares, necessários para manter um paciente em ventilação mecânica.
Dos 5.568 municípios brasileiros, 2.553 responderam ao questionário. Dos que responderam, 1.141 reportaram escassez de insumos. Outro dado apontado pela pesquisa é que 625 municípios (24,5% do total) estão prestes a ficar sem oxigênio.
A pesquisa revela também que 37,1% dos municípios que responderam ao questionário estão em lockdown. O levantamento considerou lockdown como o fechamento total das atividades não essenciais, para conter a propagação da COVID-19.
A pesquisa mostrou ainda que quase todos os municípios (98%) que responderam ao questionário receberam vacinas contra a COVID-19 na semana em que o levantamento foi realizado, mostrando que os imunizantes têm chegado a todas as regiões do Brasil. A pesquisa foi conduzida entre os dias 29 e 31 de março.
O Brasil enfrenta o pior momento da pandemia. Nesta quarta-feira (31), foram 3.869 novas mortes pela COVID-19 – o maior número de óbitos causados pela doença em 24 horas no país.