Rover Perseverance encontra 'estranha' rocha azulada na superfície de Marte (FOTO)

A pedra, cuja origem por enquanto permanece obscura, tem cerca de 15 centímetros de comprimento e apresenta uma série de pontos brilhantes em sua superfície.
Sputnik

A agência espacial norte-americana NASA compartilhou esta semana a foto de uma pedra misteriosa encontrada por seu rover Perseverance, que desde fevereiro estuda a superfície do Planeta Vermelho em busca de sinais de vida microbiana. Na foto abaixo é possível ver os buracos feitos pelo laser do robô, utilizado para analisar a rocha.

Enquanto o helicóptero está se preparando, não posso deixar de verificar as rochas próximas. Esta estranha [pedra] fez minha equipe de cientistas pensar em muitas hipóteses. Tem cerca de 15 centímetros de comprimento. Se você olhar de perto, você pode ver a fileira de marcas de laser onde eu cortei para saber mais.

O laser instalado no rover é projetado para destruir rochas marcianas a fim de coletar dados sobre a geologia do Planeta Vermelho. Quando aquecido a milhares de graus, os fragmentos evaporam, transformando-se em plasma. Neste momento, a câmera SuperCam, instalada no mastro do robô, pode fazer um registro para posteriormente analisar a composição química.

Além disso, o som dos impactos também fornece informações valiosas. Com base em sua intensidade, podem-se tirar conclusões sobre a estrutura física dos objetos.

Em busca de vida

A principal missão do Perseverance, rover da agência espacial norte-americana NASA, que pousou em Marte em 18 de fevereiro, é buscar evidências de antigos micróbios que podem ter vivido em Marte.

O robô coletará rochas para serem devolvidas à Terra em uma possível missão tripulada e explorará a geologia e o clima do Planeta Vermelho, para ajudar a pavimentar o caminho para as missões humanas no futuro.

Além disso, o veículo de exploração espacial tentará produzir oxigênio a partir do dióxido de carbono da atmosfera do Planeta Vermelho.

Comentar