"A vacina [do Centro] Gamaleya chamada Sputnik V é representada pelo Fundo Russo de Investimentos [Diretos] que está negociando com o país. [As negociações] estão em fase de conclusão e o respectivo contrato será assinado [...] Esperamos que, em pouco tempo, uma vez concluído o processo, nós possamos informar quando [as vacinas] começarão a chegar. O que podemos antecipar é que já ofereceram 20 milhões de doses, uma quantidade semelhante à da Pfizer, e que chegariam progressivamente em quantidades que informaremos no devido curso quando for finalizado", disse o ministro, citado pelo jornal Gestión.
Peru negocia com a Rússia compra de 20 milhões de doses da Sputnik V
© AFP 2023 / Ernesto Benavides
Segundo Ugarte, o Centro Nacional de Abastecimento de Recursos Estratégicos em Saúde (Cenares) representará no Peru o Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, entidade que desenvolveu a vacina Sputnik V.
A Cenares apresentará as informações necessárias para que a Direção-Geral de Medicamentos, Insumos e Medicamentos (Digemid) conceda o registro sanitário da vacina Sputnik V, e suas doses são utilizadas no Peru no âmbito do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19.