Destróier Type 055 se junta a grupo de navios chineses no mar do Sul da China pela 1º vez

A presença do Type 055 ajuda o país asiático na defesa das disputadas águas ao carregar mais armamento e melhorar cobertura chinesa na região.
Sputnik

Pela primeira vez, na manhã de sábado (3), a China enviou o destróier Type 055 para acompanhar o grupo de navios, liderado pelo Liaoning, durante testes marítimos entre a ilha Okinawa e a ilha Miyako, seguindo em direção ao Pacífico, segundo o South China Morning Post.

O movimento marítimo foi confirmado pelo Ministério da Defesa da China e levou o Japão a enviar aeronaves de patrulha marítima e destruidora para coletar informações e monitorar os deslocamentos, de acordo com a mídia.

Além de confirmar a incursão, o Ministério da Defesa chinês também emitiu um comunicado na tarde desta segunda-feira (5) dizendo que um grupo de porta-aviões chinês estava se exercitando perto de Taiwan, e que tais exercícios se tornariam regulares.

Destróier Type 055 se junta a grupo de navios chineses no mar do Sul da China pela 1º vez

Para Gabriel Dominguez, analista sênior de defesa da região Ásia-Pacífico, a adição da classe de destróieres Type 055 também poderia aumentar o poder de dissuasão da China.

"Além de reforçar as capacidades de combate dos grupos de porta-aviões, o Type 055 pode aumentar as capacidades de dissuasão e projeção de energia do país, especialmente em meio a tensões crescentes na região. [...] Um grupo de porta-aviões levará meses para treinar em mar aberto e precisa de um navio de guerra com uma grande capacidade de navegação. Neste caso, a capacidade de combate mais duradoura do Type 055 tornará todo o grupo mais forte", disse Domiguez citado pela mídia.

Com um deslocamento de mais de 12 mil toneladas, cerca de 180 metros de comprimento e 22 metros de largura, o Type 055 é o segundo destróier mais poderoso do mundo depois do DDG-1000 da Marinha dos EUA.

Comentar