A fragata modernizada Marshal Shaposhnikov, da Frota do Pacífico da Rússia, lançou pela primeira vez um míssil de cruzeiro Kalibr contra um alvo terrestre situado a 1.000 km de distância.
"O míssil atingiu a posição costeira alvo, no polígono no cabo Syurkum [região de Khabarovsk], no tempo estimado. O alcance do disparo ultrapassou 1.000 quilômetros", informou o comunicado do Ministério da Defesa russo.
O lançamento de mísseis foi apoiado por navios da Frota do Pacífico, bem como por aviões e helicópteros da aviação marítima, que fecharam a zona aquática e o espaço aéreo dos treinamentos à navegação.
O navio Marshal Shaposhnikov, em serviço desde 1986, foi construído inicialmente como embarcação antinavio do projeto 1155, mas, após modernização, foi requalificado para fragata, tendo o prazo de vida útil sido prolongado por dez anos.
Durante a modernização, o navio ganhou modernos sistemas de mísseis Kalibr-NK, Uran, bem como novas peças de artilharia, que aumentaram significativamente seu poder de fogo.
Os mísseis de cruzeiro Kalibr são uma das munições mais eficazes usadas nos navios de superfície e submarinos russos. Estes mísseis ficaram conhecidos durante a operação na Síria. O primeiro uso de combate dos sistemas Kalibr aconteceu em 7 de outubro de 2015 – naquele dia, navios da Flotilha do Cáspio dispararam mísseis contra alvos no território sírio, a mais de 1.500 quilômetros de distância.