'Primeiro de seu tipo': amuleto de divindade egípcia é encontrado em Israel (FOTO)

A frente do amuleto assume a forma de um escaravelho, mas o outro lado do objeto tem uma gravura de "um vaso de libação egípcio cercado por duas cobras".
Sputnik

Um amuleto descoberto no Deserto de Negev em Israel, e datado dos séculos IX ou VIII a.C. por arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês), é um achado verdadeiramente único, segundo o tabloide Daily Express.

'Primeiro de seu tipo': amuleto de divindade egípcia é encontrado em Israel (FOTO)

A extremidade frontal do pequeno amuleto, aproximadamente do tamanho de uma moeda, toma a forma de um escaravelho.

"Durante séculos, eles foram usados pelos antigos egípcios e povos vizinhos, mas este amuleto particular só conheceu dois paralelos, um no Líbano e outro no Egito, e é o primeiro de seu tipo a ser descoberto em Israel", disse a IAA a respeito do achado.

Como aponta a mídia, no Egito antigo, o escaravelho era entendido como uma manifestação de Rá, um dos "principais deuses criadores".

"Esta ligação entre o deus criador e o escaravelho surgiu de uma má interpretação por parte dos egípcios", disse a egiptóloga e dra. Daphna Ben-Tor.

"Tendo observado o escaravelho emergindo de uma bola de esterco de ovelha, onde a fêmea tinha posto seu ovo, eles o interpretaram como um ato de autocriação espontânea. Após rolar a bola de esterco sobre a qual ele se alimenta, os egípcios consideravam o escaravelho como a encarnação do deus do Sol, que rola o Sol pelo céu."

Ben-Tor também explicou que "estes amuletos vieram simbolizar o renascimento no mundo dos mortos e sua popularidade, particularmente como amuletos funerários que acompanhavam o falecido à vida após a morte".

O outro lado do amuleto traz uma gravura de "um vaso de libação egípcio cercado por duas cobras", acrescenta o Daily Express.

Omer Shalev, diretor do centro educacional do IAA em Jerusalém, elogiou os envolvidos na descoberta, dizendo: "Estamos gratos a estes jovens por demonstrarem uma cidadania exemplar e entregarem o raro escaravelho ao Departamento do Tesouro Nacional".

Comentar