O equipamento chinês poderia revolucionar as guerras do futuro e, quando a nave-mãe se tornar maior, terá potencial para ser uma plataforma estratégica de uma equipe tática, afirmaram os especialistas ao jornal Global Times.
O veículo aéreo não tripulado, desenvolvido pela empresa Zhongtian Feilong, foi testado no dia 20 de março, mas a empresa só anunciou o teste na semana passada.
Durante o ensaio, o drone, capaz de realizar decolagem e pouso na vertical, transportou nove pequenos drones sob a fuselagem, segundo a empresa.
Este novo drone chinês, desenvolvido pela empresa Zhongtian Feilong, pode lançar nove drones menores
Momentos depois, após chegar ao local designado, a nave-mãe lançou os pequenos drones, enquanto mantinha a velocidade, direção, altitude e distância, permitindo que as pequenas aeronaves formassem um enxame.
A empresa chinesa garantiu que o equipamento é flexível, seguro, altamente eficiente, independente e fácil de operar em qualquer tipo de missões, como reconhecimento, ataque, alerta precoce, interferência e avaliação.
Os especialistas enfatizaram que o drone é um novo conceito no combate de enxame, podendo revolucionar os combates do futuro, devido ao fato de elevar rapidamente o número de aeronaves ativas na área da missão.
Eles também ressaltaram que a aeronave é capaz de transportar diferentes tipos de pequenos drones ao mesmo tempo, servindo para diferentes propósitos. Com isso, estas naves-mãe futuramente poderiam ter um papel fundamental nas estratégias de combate.