Heróis do Nosso Tempo: concurso para jornalistas em homenagem a Yuri Levitan agora é internacional

O concurso está ganhando mais e mais ímpeto. A maioria das solicitações de participação está indo para as nomeações Programa de Televisão Autoral e Videoblog.
Sputnik

As melhores obras entrarão na lista curta que será publicada em 15 de junho na página oficial do concurso. Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia virtual de premiação em 24 de junho de 2021.

É possível enviar solicitação de participação do concurso para concorrer a quatro nomeações: Programa de Televisão Autoral, Programa de Rádio Autoral, Podcast e Videoblog. Os vencedores receberão 80 mil rublos (R$ 5.760) em cada nomeação. Vocês podem enviar solicitação até 5 de maio de 2021 na página do projeto no site ria.ru.

"As obras que recebemos para o concurso ilustram otimamente as tendências de desenvolvimento da mídia. Ainda mais porque agora maioritariamente trabalhos em vídeo expõem quão demandado é tal formato, e é através dele que os meios de comunicação devem se adaptar, até mesmo jornais e estações de rádio", afirmou júri do concurso, Aleksei Orlov, que chefia o serviço russo da Rádio Sputnik, que lidera há dois anos na quantidade de citações de veículos de imprensa.

Além disso, o júri Orlov destacou que não serão avaliados os heróis das obras enviadas, mas, sim, a habilidade jornalística e a capacidade de condução de conversa, de expressar emoções, de encontrar ângulos frescos e de conseguir abordar temas complexos, bem como a competência linguística e a falta de clichê na fala dos autores.

Aleksei Orlov também revelou o que os participantes do concurso falam com maior frequência: "Autossacrifício, cooperação, ajuda, especialmente em condições da pandemia da COVID-19, criaram uma tendência comportamental, e agora nós vemos o reflexo na criatividade das pessoas que enviaram suas obras ao concurso."

Para Orlov, as obras enviadas representam opinião pública quanto aos heróis do nosso tempo. Eles salvam pessoas da água e do fogo, revivem raras raças de ovelhas e semeiam trigo, não se rendem a doenças graves, e continuam lutando e ajudando outros em situações parecidas.

Entre os heróis de ensaios e entrevistas recebidos há atletas famosos – olímpicos e paraolímpicos, treinadores, desenvolvedores de novos programas e tecnologias, médicos que sacrificaram suas vidas na luta contra o coronavírus e estudantes que trabalham como funcionários de saúde em zonas perigosas.

Vale destacar que não só jornalistas televisivos conseguem ver os heróis do nosso tempo, mas blogueiros também têm olhar afiado para boas histórias. Foi apresentado no concurso um ensaio sobre um diretor que conseguiu melhorar a vida na região e ficar na memória, bem como um videoblog sobre um jovem diretor de um site turístico regional que tornou uma pequena cidade atrativa tanto para turistas como para moradores. Os heróis do nosso tempo criam parques ecológicos em antigos lixões, ajudam a aldeia querida a sobreviver, coletam e mantêm folclore de povos de suas terras natais e fazem muito mais.

Os parceiros do concurso são a União de Jornalistas da Rússia, Radioportal.ru e Laboratório de Mídia.

A realização do concurso Heróis do Nosso Tempo faz parte das celebrações da Rossiya Segodnya em homenagem ao 80º aniversário do Gabinete de Informação soviético. Do gabinete soviético, que foi criado dois dias depois do início da Grande Guerra pela Pátria (período marcado pelas hostilidades entre a URSS e a Alemanha de Hitler entre 1941 e 1945 no contexto da Segunda Guerra Mundial), em 24 de junho de 1941, originaram maiores agências de notícias internacionais da Rússia: a Agência de Imprensa Novosti, RIA Novosti e a agência de notícias internacional Rossiya Segodnya. Durante um ano, Rossiya Segodnya e plataformas externas concretizarão uma série de projetos dedicados à história das agências e aos funcionários delas em diferentes anos.

Rossiya Segodnya é um grupo de mídia internacional que cobre eventos mundiais de forma operativa e ponderada, bem como expõe opiniões sobre principais eventos. O grupo no exterior conta com a agência de notícias e rádio internacionais Sputnik, já na Rússia com a RIA Novosti, Prime, InoSMI, Ucraina.ru, Baltnews e TOK.

Comentar