EUA minimizam expectativas sobre retomada do acordo nuclear com o Irã

O Departamento de Estado norte-americano minimizou nesta quinta-feira (8) as expectativas de negociações sobre como Washington e Teerã podem retomar o cumprimento do acordo nuclear com o Irã de 2015.
Sputnik

O enviado dos EUA para Viena, onde acontecem reuniões sobre o acordo, provavelmente retornará para casa quando as negociações forem interrompidas neste fim de semana.

Embora afirme que as negociações em andamento na Áustria são "construtivas", o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse nesta quinta-feira (8) a repórteres que será necessário aguardar mais antes de dar qualquer declaração mais definitiva: "Nós também, entretanto, nos apressamos em não permitir que as expectativas superem a posição onde estamos".

Diplomatas de grandes potências se reuniram separadamente com o Irã e os Estados Unidos para discutir como trazer ambos de volta ao cumprimento do acordo nuclear de 2015, que Washington abandonou há três anos.

EUA minimizam expectativas sobre retomada do acordo nuclear com o Irã

Nem os Estados Unidos nem o Irã esperam avanços rápidos nas negociações que começaram em Viena nesta terça-feira (6), com europeus e outros diplomatas atuando como intermediários, já que Teerã rejeita negociações diretas com os EUA neste momento.

As conversas visam principalmente discutir quais sanções os Estados Unidos podem remover e quais limites nucleares o Irã pode observar para reativar o acordo de 2015.

EUA minimizam expectativas sobre retomada do acordo nuclear com o Irã

As demais partes do acordo nuclear original – Irã, Reino Unido, China, França, Alemanha e Rússia – devem se reunir nesta sexta-feira (9) em um grupo denominado Comissão Conjunta, presidido pela União Europeia.

Price disse que as negociações intermediadas com o Irã "podem ser retomadas nos próximos dias, potencialmente na próxima semana", conforme citado pela Reuters.

Comentar