Cerca de 16 mil pessoas que moram em região ao redor do vulcão La Soufriere, considerada "zona vermelha", serão evacuadas para partes mais seguras da ilha, ou para um navio cruzeiro, declararam as autoridades na quinta-feira (8).
Apesar de o vulcão estar sismicamente ativo desde dezembro de 2020, nos últimos dias a situação se intensificou, alimentando o receio de uma eventual e devastadora erupção explosiva.
Últimas imagens do cume às 14h00 no horário local (15h00, no horário de Brasília), filmadas por Vincie Richie. Continuamos monitorando e aconselhando a Redução de Risco de Catástrofes de São Vicente e Granadinas
Só na quinta-feira (8) os pesquisadores registraram "seis bandas separadas de tremores vulcânicos", destacando que tal atividade, geralmente, significa que o magma está se aproximando da superfície.
Apesar de os sismólogos não terem conseguido definir uma data concreta para a temida erupção, a equipe científica e geológica liderada pelo professor Richard Robertson, do Centro de Pesquisa Sísmica da Universidade das Índias Ocidentais (UWI-SRC, na sigla em inglês), falou que não seria surpresa se o vulcão explodisse "nas próximas 24 ou 48 horas".
Assim, o primeiro-ministro de São Vicente, Ralph Gonsalves, ordenou os residentes do nordeste e noroeste da ilha vulcânica a se evacuarem "imediatamente".
A última erupção do vulcão La Soufriere, registrada em 1979, não provocou nenhuma fatalidade, mas a anterior, em 1902, chegou a matar mais de 1.600 pessoas.