"A fim de identificar o alvo aéreo e prevenir a violação da fronteira nacional da Federação da Rússia, foi colocado no ar um caça MiG-31 das aeronaves de defesa aérea de serviço das forças do Distrito Militar do Leste", diz o comunicado do órgão.
De acordo com o anúncio oficial, "a tripulação do caça russo identificou o alvo aéreo como um avião de reconhecimento estratégico RC-135 da Força Aérea dos EUA e acompanhou-o sobre as águas do oceano Pacífico".
Nota-se que, depois de viragem do avião militar estrangeiro longe da fronteira do país, o caça russo voltou com sucesso ao aeródromo de baseamento.
"O voo do caça russo foi exercido em estrita conformidade com as regras internacionais de utilização do espaço aéreo. A violação da fronteira nacional da Federação da Rússia não foi permitida", detalhou o comunicado do Ministério.
O MiG-31 é um caça interceptador supersônico de longo alcance. O avião destina-se a patrulhamentos de longa duração e a combater aviões de reconhecimento, bombardeiros estratégicos e alvos de voo baixo, sendo capaz de simultaneamente acompanhar até dez alvos aéreos e atingir seis deles.
O caça interceptador de longo alcance MiG-31BM atinge a velocidade máxima de 3.000 quilômetros por hora em altitudes de até 30 quilômetros. O armamento do caça é capaz de abater mísseis de cruzeiro.