Restos de um navio que naufragou em fevereiro de 1893 foram revelados nas areias de uma praia da cidade de Woolgoolga, estado australiano de New South Wales. Fortes chuvas na costa australiana nos últimos dias fizeram surgir o gigante enterrado há quase 130 anos.
O navio, identificado como Buster, de 39 metros de comprimento, teria naufragado pouco depois de chegar do Canadá, quando estava prestes a zarpar para a Nova Zelândia com um carregamento de madeira.
Relatos da época dão conta de que sua tripulação tentou atracar no cais da cidade, mas as ondas teriam quebrado a corrente da âncora e o barco acabou arrastado. Os homens a bordo do Buster temiam por suas vidas e lutaram para impedir o naufrágio durante a noite. Pela manhã, teriam ficado espantados ao encontrar areia embaixo deles.
Os moradores da região postaram imagens dos restos do navio nas areias da praia nas redes sociais. "Ocasionalmente, ele fica exposto, [mas eu] nunca o vi tão exposto", disse um residente ao Daily Mail.
Este é o Buster, um navio naufragado na praia perto da minha casa. Buster se mostra desta vez após a forte chuva que tivemos. Quando meu filho de 14 anos tinha 5 anos, ele procurou por um "tesouro" no Buster. O Buster foi fotografado pelo meu bom amigo Simon.
O arqueólogo marítimo Brad Duncan afirmou ao canal ABC que se trata de "um dos naufrágios mais bem preservados" em qualquer lugar do mundo.
No final de março, chuvas torrenciais varreram a região e levaram parte da areia que cobria o navio, o que chamou a atenção de moradores locais e estudiosos. O famoso naufrágio está sob proteção do Escritório do Meio Ambiente e Patrimônio de New South Wales e costuma ficar visível de tempos em tempos, dependendo das marés e das chuvas, embora na maioria das vezes permaneça sob a areia.
O Buster já se tornou ponto turístico e faz parte da comunidade local.