Na segunda-feira (12), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) Tedros Adhanom Ghebreyesus declarou durante um briefing que o número de casos confirmados da COVID-19 tem aumentado no mundo durante sete semanas seguidas e a mortalidade do vírus tem crescido durante um mês.
"Em janeiro e fevereiro no mundo, durante seis semanas seguidas foi registrada a redução de casos confirmados da COVID-19. Atualmente, durante sete semanas consecutivas está aumentando o número de infeções e durante quatro semanas está aumentando a mortalidade", disse Ghebreyesus.
O diretor-geral da OMS destacou que a COVID-19 não é uma gripe habitual e que os especialistas ainda desconhecem as consequências de longo prazo do vírus para o organismo humano, por isso é necessário continuar seguindo as medidas de precaução.
Antes, na segunda-feira (12), foi informado que o Brasil está na lista de países que receberão a vacina da Pfizer/BioNTech contra a COVID-19 no segundo trimestre de 2021 via a iniciativa da COVAX Facility. No total, a organização COVAX pretende atribuir 14,1 milhões de doses da vacina da Pfizer a 47 países e economias no segundo trimestre deste ano.
O Brasil registrou no domingo (11) 1.803 mortes pela COVID-19 em 24 horas, o maior número para um domingo em toda a pandemia. Ao todo, o país soma 353.137 vítimas da doença causada pelo novo coronavírus.