Cerca de 14,1 milhões de doses vacina da Pfizer/BioNTech contra a COVID-19 foram atribuídas a 47 países e economias no segundo trimestre deste ano, segundo informou a Aliança Global para Vacinas e Imunização (GAVI, na sigla em inglês) na segunda-feira (12).
Brasil, Colômbia, México, Filipinas, África do Sul e Ucrânia estão entre os principais destinatários da vacina da Pfizer entre abril e junho, de acordo com gráfico da GAVI "baseado nos conhecimentos atuais sobre a disponibilidade de vacinas contra a COVID-19", segundo a Reuters.
A entrega do imunizante da AstraZeneca para cerca de 142 países participantes da iniciativa em uma ronda pré-anunciada está em curso, "com alguns atrasos", que podem estender o prazo da entrega para o mês de maio, conforme o gráfico.
O COVAX Facility é uma iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que reúne mais de 150 países, criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição de vacinas contra o coronavírus.
O Brasil deveria receber 2,5 milhões de doses da vacina da AstraZeneca via COVAX, mas o Ministério da Saúde informou que a entrega do imunizante está atrasada devido a problemas em sua produção. O país, até momento, recebeu apenas um milhão de doses.