Enquanto a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) inspeciona a produção da Sputnik V na Rússia, a prefeitura de Niterói anunciou na noite de ontem (12) informações sobre a vacinação com o imunizante russo.
De acordo com uma publicação nas redes sociais, a cidade planeja vacinar toda a população até novembro, apesar do imunizante não ter sido aprovado pela Anvisa.
A prefeitura ainda sustenta que a expectativa é que em maio cheguem os primeiros lotes das novas vacinas.
"A expectativa é de que em maio chegue o primeiro lote com 25 mil vacinas. Depois, chegarão mais 75 mil, e do terceiro lote em diante serão mais 130 mil vacinas. Desta forma, em novembro completaremos as 800 mil vacinas", informa a publicação.
Vale lembrar que Maricá, cidade vizinha de Niterói, também fechou um contrato de compra de 500 mil doses da Sputnik V. Após ter o pedido de importação negado, a cidade recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o aval de compra da vacina.
Ainda nesta terça-feira (13), o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, determinou que a Anvisa deve decidir até o fim deste mês sobre a "importação excepcional e temporária" de doses da vacina Sputnik V contra a COVID-19.
Em decisão favorável ao estado do Maranhão, ele enfatizou que ainda que a Anvisa não tenha tomado uma decisão sobre a Sputnik V, o STF permitirá a importação das vacinas. O entendimento poderia se estender também à cidade de Maricá.