De acordo com comunicado do centro de comando do Exército ucraniano, divulgado nesta quarta-feira (14), o treinamento tem como objetivo conter possíveis tentativas de romper a linha defensiva ucraniana.
"Reservas de artilharia e tanques realizando tarefas de combate ao longo da fronteira com a Crimeia […] foram designadas a áreas onde se possa para conter o avanço do hipotético adversário. De acordo com o cenário, uma unidade de tanques inimiga apoiada pela infantaria tentou romper nossa linha de defesa", diz o comunicado.
Durante uma missão de reconhecimento, as tropas ucranianas identificaram as principais forças de artilharia do inimigo, moveram artilharias antitanque de 100 milímetros para posições de tiro e destruíram os alvos.
Tripulações de tanques treinaram manobras em terreno aberto, usando cortinas de fumaça e equipamento de camuflagem e simulando combates contra o inimigo na linha de combate ativa.
"As unidades de tanques e artilharia subordinadas ao Comando das Forças Armadas da Ucrânia treinam em condições próximas de um combate real", disse o comandante das Forças Conjuntas, o tenente-general Sergei Naev.
As tensões aumentaram nas últimas semanas no leste da Ucrânia. A vizinha Rússia moveu tropas para perto de sua fronteira ocidental, enquanto os Estados Unidos enviaram dois navios de guerra para o mar Negro.