Construção de mansão romana desenterrada no Reino Unido pode ser inédita no mundo (FOTOS)

Construção com layout híbrido de mansão e casa de banho romanas com adaptações religiosas descoberta em um canteiro de obras em North Yorkshire, no Reino Unido, é descrita como a primeira desse tipo já encontrada potencialmente no mundo.
Sputnik

Uma vila romana descoberta em um canteiro de obras foi descrita como potencialmente "a primeira desse tipo" já encontrada. Os restos de grande mansão e da casa de banho foram encontrados em um local onde será levantado um novo conjunto habitacional na área de Eastfield, em Scarborough, North Yorkshire, no Reino Unido.

A Historic England, comissão do governo britânico responsável por edifícios e monumentos históricos, disse que o tipo de layout "nunca foi visto no Reino Unido" e pode ser o primeiro exemplo "em todo o antigo Império Romano".

O inspetor de monumentos antigos, Keith Emerick, afirmou que o achado foi mais do que os arqueólogos poderiam sonhar em descobrir. As escavações revelaram um grande complexo de edifícios antigos, incluindo uma sala central circular com vários quartos saindo dela, além da casa de banho.

Construção de mansão romana desenterrada no Reino Unido pode ser inédita no mundo (FOTOS)

Emerick disse que não está claro se o prédio foi realmente usado, mas o descreveu como uma versão romana de uma casa senhorial, possivelmente pertencente a alguém com riqueza e status à época e ajuda a obter mais conhecimento e compreensão da Grã-Bretanha romana.

​Uma vila romana descoberta em um canteiro de obras foi descrita como potencialmente "a primeira desse tipo" já encontrada.

Ele revelou que nenhum acadêmico romano foi capaz de apontar um sócio arqueológico similar até agora. "Então, nesse sentido, é realmente significativo. É muito emocionante também", entusiasmou-se.

Citado pelo jornal The Yorkshire Post, o profissional ressaltou ainda que a vila encontrada pode ter sido posteriormente adaptada para fins religiosos: "Uma das descrições que tínhamos era que é algo como um edifício religioso que é quase como um clube de cavalheiros, há uma casa de banho também. Portanto, é um híbrido realmente interessante em construção no momento."

"Por causa da importância disso, é excelente ver que o layout da nova habitação foi redesenhado para que esta parte importante da nossa história possa ser preservada", contou Emerick.

A fim de proteger a vila romana recém-descoberta, a construtora parceira do projeto, Keepmoat, alterou seus planos para que o sítio seja conservado sob um espaço público aberto, em vez de dar continuidade às construções habitacionais originalmente planejadas.

Keith Emerick confirmou que o local será designado como um monumento nacional e espera que no futuro possa ser disponibilizado ao público. E que mais trabalho ainda deve ser estabelecido na área a fim de tentar estabelecer exatamente o que era este local enigmático e por que foi criado tão longe de outros centros romanos. Embora haja evidências de uma estação de sinalização romana perto de Scarborough, pensava-se anteriormente que não havia um assentamento formal na área durante o período de ocupação.

Comentar