Com isso, Taiwan espera elevar as capacidades de defesa do país em meio à tensão no estreito de Taiwan com a China, afirmou Song Zhongping, especialista militar chinês, ao jornal Global Times.
Para o especialista, o novo navio da Marinha de Taiwan não vai significar qualquer ameaça ao Exército de Libertação Popular (ELP), isso porque, em um potencial conflito militar, seria o ELP que usaria suas embarcações anfíbias, que são muito superiores às de Taiwan.
Além disso, a China conta com um grande número de navios de transporte anfíbio da classe Type 071, que são perfeitos para lançar operações anfíbias em ilhas pequenas e remotas, semelhantes às do mar do Sul da China. Estas embarcações deslocam duas vezes mais que o navio Yushan de Taiwan, ressalta.
Song Zhongping também afirmou que o Yushan é uma ameaça mínima ao ELP, contudo, ele acredita que as autoridades de Taiwan devessem usá-lo para resguardar os interesses comuns da nação chinesa contra as ameaças estrangeiras.
A nova embarcação é a primeira da classe anfíbia de 10.000 toneladas produzida pelo país, com sua entrega prevista para 2022, segundo a Agência Central de Notícias.
A presidente taiwanesa Tsai Ing-wen presidiu a cerimônia de lançamento da primeira de uma série de embarcações, destinadas para defender a ilha contra as ameaças chinesas, no estaleiro da cidade portuária de Kaohsiung.