Notícias do Brasil

Lula não descarta concorrer como vice-presidente em 2022, diz jornal

Lula disse a poucos aliados que não descarta a possibilidade de ser candidato a vice-presidente em 2022 em uma chapa do PT.
Sputnik

A prioridade, segundo o ex-presidente, é derrotar Jair Bolsonaro: caso outro nome surja com maior chance de vitória, este candidato deverá se candidatar como o nome principal do partido. É o que afirma em nota a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, nesta sexta-feira (16).

A coluna também afirma que, por outro lado, a maior parte dos petistas avalia que dificilmente outro nome do partido atrairia mais votos que Lula.

A posição de Lula como vice-presidente seguiria o caminho da ex-presidente argentina Cristina Kirchner, que é a atual vice de Alberto Fernández. 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), possível candidato à presidência em 2022, disse inclusive que Lula deveria imitar os passos de Kirchner. Para Ciro, a ex-presidente argentina, mesmo "tendo uma força grande, deu um passo pra trás e ajudou a Argentina a se reconciliar".

Lula não descarta concorrer como vice-presidente em 2022, diz jornal

Lula já deu sinais de que faria uma aliança com partidos de centro para derrotar Bolsonaro nas urnas: "Se for preciso chegar ao centro para ganhar as eleições, a gente vai procurar", afirmou Lula no dia 1º de abril.

Nesta quinta-feira (15), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a anulação das condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato por 8 votos a 3. A decisão restabelece os direitos políticos do ex-chefe de Estado, habilitando-o, portanto, a disputar a corrida pela presidência da República em 2022. 

Comentar