Ao menos 5 militares morrem em queda de helicóptero no Peru

Pelo menos cinco militares morreram neste sábado (17) depois que um helicóptero do Exército peruano, que participava de uma operação antidrogas, caiu em um rio na região de Cusco, informou o comando militar em comunicado.
Sputnik

Segundo a nota emitida pelas Forças Armadas, outros dois militares estão desaparecidos e cinco foram resgatados com vida. O acidente aconteceu no rio Vilcanota, na região andina de Cusco, no sudeste do país.

O Comando Conjunto das Forças Armadas [do Peru] traz a conhecimento da opinião pública o seguinte:

O acidente ocorreu quando o helicóptero, que realizava uma operação de reconhecimento contra o tráfico de drogas, "sofreu uma falha mecânica" e caiu nas águas do rio.

"Intensificamos as ações no local com o objetivo de resgatar todo o pessoal", disse o Comando Conjunto das Forças Armadas do Peru.

A região onde ocorreu o acidente faz parte do chamado Vale dos Rios Apurímac, Ene e Mantaro (VRAEM), uma área onde é produzido 75% da cocaína no país sul-americano. A região também é alvo constante de operações das forças de segurança contra o grupo rebelde Sendero Luminoso. Segundo a polícia peruana, o grupo atua como segurança dos narcotraficantes.

De acordo com os dados das Nações Unidas, o Peru e a Colômbia são os maiores produtores mundiais de folha de coca e de cocaína.

Comentar