O Exército saudita disse que os F-16 "aumentarão as capacidades defensivas contra possíveis ameaças na região" e informou que sua presença se manterá por "vários meses".
Trata-se da segunda transferência de unidades aéreas da Guarda Nacional da Carolina do Sul nos últimos 18 meses.
A base Prince Sultan é uma base militar na Arábia Saudita com presença norte-americana desde os anos 2000. A Força Aérea norte-americana iniciou suas atividades na base em 2019, em meio ao aumento das tensões com o Irã por seu programa nuclear.
A atual transferência de aeronaves ocorreu pouco depois de a administração Biden ter anunciado sua intenção de autorizar a venda de equipamentos militares à Arábia Saudita para aquilo que chamou de "objetivos defensivos".
Por sua parte, o Departamento de Estado dos EUA declarou em março passado que Washington aprovará vendas de armas no valor de US$ 23 bilhões (R$ 128,5 bilhões) aos Emirados Árabes Unidos depois de 2025, no âmbito de contratos assinados pelo então presidente Trump com esse país e com a Arábia Saudita.
O atual presidente dos EUA, Joe Biden, rejeitou em inúmeras oportunidades a política de Trump em relação à Arábia Saudita. No ano passado, os congressistas democratas criticaram duramente a venda de armas ao reino e, em particular, a guerra que trava junto com os EAU contra o Iêmen, que custou a vida de centenas de milhares de civis iemenitas.