Notícias do Brasil

Brasil: TCU aponta 'grave omissão' de Braga Netto no combate à pandemia da COVID-19

Em Brasília, o ministro da Defesa, general Walter Souza Braga Netto, participa de evento de apresentação dos chefes das Forças Armadas do Brasil, em 31 de março de 2021
Em relatório, um grupo de técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que membros da Corte abram um processo contra o atual ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, por "graves omissões" na pandemia.
Sputnik

Conforme publicou, neste domingo (18), o jornal O Estado de São Paulo, que teve acesso ao documento interno, o TCU pede a averiguação da conduta do general Braga Netto no combate à pandemia da COVID-19 no período em que ele ainda era ministro da Casa Civil.

À época, o general chefiava o Comitê de Crise do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e, segundo os técnicos do TCU, agiu com graves "omissões", não contribuindo "da forma que seria esperada para a preservação da vida".

Como líder do comitê, o general tinha como função assessorar Bolsonaro na pandemia e também monitorar as ações do governo. Para os técnicos do TCU houve falha na execução dessas funções.

O processo está sob relatoria do ministro Vital do Rêgo, que analisa se acolherá ou não a sugestão, o que pode pressionar ainda mais o governo, que já lida com a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a COVID-19, no Senado Federal.

 Brasil: TCU aponta 'grave omissão' de Braga Netto no combate à pandemia da COVID-19
Brasil: TCU aponta 'grave omissão' de Braga Netto no combate à pandemia da COVID-19

Além de Braga Netto, o tenente-coronel Heitor Abreu, subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, que coordena o comitê atualmente, também não teria contribuído como esperado para a preservação da vida.

Entre as omissões apontadas pelo TCU estão temas como o monitoramento do consumo de oxigênio, projeções de leitos disponíveis para pacientes do novo coronavírus e a elaboração de diagnósticos sobre a segunda onda da pandemia no país.

A área técnica do TCU sugere que a auditoria seja enviada à Procuradoria-Geral da República e ao Congresso Nacional. Ainda segundo a publicação do jornal O Estado de São Paulo, o Ministério da Defesa negou as acusações de omissão apontadas pelos técnicos do TCU.

Comentar