A Frota do Norte iniciou um exercício interarmas de comando e estado-maior sob a supervisão geral do almirante Nikolai Yevmenov, comandante da Marinha da Rússia, informou entidade militar russa.
O ministério notou que, nas primeiras fases do exercício, o comando militar da Frota do Norte e seus agrupamentos e unidades militares foram colocados em estado de prontidão elevada.
No início de abril, o Ministério da Defesa anunciou que exercícios de treinamento estavam sendo realizados no Distrito Militar do Sul.
Em 6 de abril, Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia, informou sobre verificações de controle da prontidão na Frota do Norte, bem como nas regiões do Extremo Norte, Ilhas Curilas e península de Kamchatka. Em 14 de abril, os exercícios começaram na Frota do Mar Negro.
Vale destacar que os EUA cancelaram a planejada entrada de seus navios de guerra no mar Negro, prevista anteriormente para os dias 14 e 15 de abril, em meio a tensões geopolíticas na região entre a Rússia e a OTAN.
O Departamento de Defesa dos EUA acrescentou que não houve nenhuma mudança na capacidade operacional dos EUA ou na postura de dissuasão.