VÍDEO mostra aeronave Osprey dos EUA destruindo heliporto de hospital britânico durante exercício

Porta-voz dos Hospitais da Universidade de Cambridge informou que o incidente forçou os voos de emergência hospitalares a serem desviados para o aeroporto local, que fica a cerca de cinco quilômetros do centro médico.
Sputnik

Uma aeronave militar da Força Aérea dos Estados Unidos colocou fora de serviço a plataforma de pouso do Hospital Addenbrooke em Cambridge, no Reino Unido, durante um exercício nesta quarta-feira (21). Em um vídeo transmitido pela rede ITV, é possível ver como uma aeronave convertiplano Bell-Boeing V-22 Osprey destrói o heliporto ao decolar. A rajada de ar das hélices durante a subida da aeronave é tão forte que destrói completamente pista em segundos.

Hospital Addenbrooke é o principal centro de trauma no leste da Inglaterra e seu heliporto é usado por vários serviços de ambulância aérea na região. De acordo com um porta-voz dos Hospitais da Universidade de Cambridge, o incidente obrigou todos voos de emergência a serem transferidos para o aeroporto local, que fica a cerca de cinco quilômetros de distância ao norte do hospital.

"Enquanto nosso heliporto normal está sendo consertado, ambulâncias aéreas pousarão temporariamente no aeroporto próximo da cidade de Cambridge", confirmou o porta-voz, detalhando que os pacientes serão transferidos para o hospital em ambulâncias rodoviárias com pessoal de terapia intensiva a bordo.

Por sua vez, o major Keavy Rake, da Força Aérea dos EUA, destacou que "a área foi inspecionada" e "houve alguns danos".

"Estamos tomando medidas para consertá-lo o mais rápido possível. Nossas unidades estão continuamente em coordenação com nossos parceiros locais para melhorar as operações. Agradecemos muito o relacionamento e a coordenação que temos com o Reino Unido", acrescentou Rake.
Comentar