Escavações realizadas em Leicestershire, no Reino Unido, para encontrar uma vila, apresentaram vestígios de um edifício com mosaicos, gesso de parede e um sistema de aquecimento de hipocausto. Segundo a equipe responsável pela pesquisa, a descoberta desses vestígios pode pertencer a um assentamento romano "substancial", de acordo com a BBC.
O suposto assentamento, cuja localização exata está sendo mantida em segredo, foi parcialmente investigado em 2003 e 2004, porém, seu tamanho ainda era desconhecido. Sendo assim, pesquisas foram realizadas com equipamentos que podem detectar paredes e valas subterrâneas.
De acordo com o diretor de escavação, Rupert Birtwhistle, a Internet também ajudou nas buscas pela localização: "Nós apenas pegamos um palpite depois de olhar no site do Google Earth", disse Birtwhistle.
"A vila era grande o suficiente para sair do limite da área de levantamento, e embora não tenhamos encontrado nenhum vestígio pré-histórico óbvio, foi uma completa surpresa encontrar esse assentamento romano-britânico. Para este assentamento possuir edifícios significa que ele era substancial, mas precisamos de mais trabalhos para examinar sua conexão com a villa", disse o diretor.
Segundo a mídia, o grupo espera usar financiamento coletivo para realizar mais escavações no local no próximo ano.