O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, garantiu que as forças do seu país acompanham com atenção o movimento das tropas que os EUA enviaram recentemente à Albânia para os exercícios militares Defensor da Europa, treinamento estruturado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
"Estamos acompanhando a situação, o processo de realocação e a implantação de forças da OTAN na Europa no âmbito dos exercícios Defensor da Europa. Estamos observando a realocação da 53ª Brigada de Infantaria e da 29ª Divisão da Guarda Nacional dos EUA, que chegaram anteontem [25 de abril] ao porto albanês de Durres [no mar Adriático]", afirmou Shoigu nesta terça-feira (27) após reunião ministerial da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO, na sigla em inglês) em Dushanbe, Tajiquistão.
O ministro da Defesa russo também informou que o Pentágono enviou 750 equipamentos militares para a Europa. Shoigu alertou que as atividades dos EUA e da OTAN em território europeu aumentam a ameaça militar.
Recentemente, a OTAN expressou seu apoio à decisão dos EUA de impor novas sanções à Rússia por supostas interferências eleitorais e ataques cibernéticos. Moscou nega as acusações.