Lavrov revelou que a administração russa está elaborando uma lista de países hostis à Rússia, a pedido do presidente Vladimir Putin. Além do Ministério das Relações Exteriores, outros ministérios também estão envolvidos no trabalho. Os países hostis serão proibidos de contratar pessoas físicas russas e estrangeiras no território da Rússia.
"Acho que [acontecerá] em breve. O governo tem instruções específicas, os critérios pelos quais somos guiados neste trabalho são claros. Então eu acho que não vai demorar muito", disse Lavrov à Sputnik.
Em 15 de abril, os Estados Unidos impuseram novas sanções contra a Rússia, afetando 32 indivíduos e associações. As sanções também proíbem as instituições financeiras dos EUA de comprar títulos do governo russo após 14 de junho. Além disso, Washington anunciou a expulsão de 10 funcionários diplomáticos russos do país.
Posteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou medidas retaliatórias, entre as quais a expulsão proporcional das missões diplomáticas dos EUA, o encerramento das atividades no país de fundos americanos e ONGs controladas pelo Departamento de Estado.