De acordo com uma nota divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Departamento de Energia dos EUA, citada pela Associated Press, este seria o segundo vazamento em um tanque situado na Reserva Nucelar de Hanford. O reservatório contém os resíduos deixados pela produção de plutônio para armas nucleares. O primeiro foi descoberto em 2013, e acredita-se que muitos dos 149 tanques que existem no local também apresentem vazamentos.
O possível vazamento anunciado hoje (29) estaria no tanque B-109, que armazena cerca de 465.000 litros de rejeitos radioativos. A estrutura foi construída durante o Projeto Manhattan, e recebeu rejeitos das operações em Hanford entre 1946 e 1976.
Veja aqui informações sobre o tanque B-109, que está vazando uma pequena quantidade de líquido no subsolo e não representa risco de saúde ou segurança.
Nas instalações de Hanford foram produzidos dois terços do plutônio utilizado no arsenal nuclear norte-americano, incluindo a bomba lançada em Nagasaki, no Japão. Agora, trata-se do local mais contaminado por rejeitos radioativos do território dos EUA. Um projeto de bilhões de dólares para limpar o ambiente no entorno do local está em curso há décadas.
Por sua vez, a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) dos EUA e o Departamento de Ecologia do estado de Washington foram notificados hoje (29) que o tanque provavelmente estava vazando.
"Não há aumento de risco para a saúde ou segurança da força de trabalho ou do público em Hanford", disse Geoff Tyree, porta-voz do Departamento de Energia, citado pela AP. "A contaminação nesta área não é nova e as ações de mitigação estão em vigor há décadas para proteger os trabalhadores, o público e o meio ambiente", acrescentou.
As suspeitas de vazamento no tanque B-109 foram levantadas pela primeira vez em março de 2019, quando o reservatório aparentava sofrer uma pequena queda no nível de seus resíduos líquidos. As verificações mensais, contudo, mostraram um nível estável até julho de 2020, quando outra redução foi detectada e o Departamento de Energia iniciou uma investigação.