Ineditamente, o cruzador de mísseis guiados Moskva da Frota do Mar Negro realizou teste de lançamento de míssil Vulkan nas águas do mar Negro.
"O disparo foi feito contra um escudo-alvo naval que imitava navio de um suposto inimigo convencional. O míssil atingiu com sucesso o alvo a uma distância de 30 quilômetros em um campo de treinamento naval", lê-se no comunicado do serviço de imprensa da frota russa.
A fim de garantir a segurança durante o lançamento, foi restrito o acesso a navios à área do polígono naval e ao território circundante. Mais de 20 navios de guerra e embarcações de apoio participaram do fechamento da zona.
Vice-almirante Igor Osipov, comandante da Frota do Mar Negro, destacou que o "navio-almirante passa a enquadrar as forças de prontidão permanente, e está pronto para executar as tarefas definidas".
A Frota do Mar Negro publicou o vídeo do lançamento que mostra de diferentes ângulos o disparo de míssil de cruzeiro a partir de um lançador.
Logo no início, o míssil ganha velocidade graças a dois aceleradores de combustível sólido. Assim que ganha altitude, os aceleradores param e são desacoplados do Vulkan, que continua o voo ganhando altitude graças a um motor turbojato.