Imenso e enigmático: astrônomos descobrem 'anel fantasma' com diâmetro de 980.000 anos-luz (FOTO)

Astrônomos sabem muito pouco sobre os círculos de rádio excêntrico no momento. Esses objetos são simétricos e suas bordas são mais brilhantes que seu interior.
Sputnik

Uma equipe de astrônomos australianos anunciou a descoberta de um gigantesco objeto astronômico que, por não parecer com nada que os cientistas tenham visto até recentemente, recebeu o nome de círculos de rádio excêntrico (ORC, na sigla em inglês). O achado foi detalhado em um artigo publicado no repositório arXiv.org e deve ser em breve publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomy Society.

Descoberta de outro círculo de rádio excêntrico (ORC) com o ASKAP. Mas o que são eles? Veja nosso artigo aceito na Monthly Notices of the Royal Astronomy Society

Esses "anéis fantasmas" são vistos apenas em ondas de rádio, e não é possível detectá-los em frequências ópticas, de raios X ou infravermelhas. A descoberta foi realizada durante observações com o radiotelescópio australiano ASKAP, que consiste em 36 antenas parabólicas, cada uma de 12 metros de diâmetro, que trabalham juntas como um único instrumento.

Incertezas sobre ORC

Os ORC são objetos astronômicos simétricos e com bordas mais brilhantes que seu interior. O ORC encontrado pela equipe de astrônomos australianos é o quinto desde 2019 e os cientistas seguem sem pistas sobre a origem dos círculos. Não se sabe qual é a distância entre a Terra e esses objetos, nem se estão dentro da nossa galáxia.

Imenso e enigmático: astrônomos descobrem 'anel fantasma' com diâmetro de 980.000 anos-luz (FOTO)
A equipe do astrônomo Baerbel Koribalski, principal autor do estudo, admite que todo o círculo pode ser um "lóbulo remanescente de uma galáxia de raio gigante" visto de frente, embora outra hipótese sugira que poderia ser o resultado de uma explosão gigantesca.

O diâmetro do círculo, que foi denominado ORC J0102-2450, foi calculado em cerca de 980.000 anos-luz e a radiação mais forte de suas extremidades lembra as características de uma bolha. Os cientistas também estão investigando os "possíveis cenários de interação" deste local com a galáxia companheira DES J010226.15-245104.9, localizada ou projetada na parte sudeste do círculo.

Comentar