Taiwan recebe novo navio da Guarda Costeira para enfrentar crescente ameaça da China (FOTOS)

Nesta quinta-feira (29) Taiwan recebeu sua primeira embarcação da Guarda Costeira, que pode ser transformada em um navio de guerra para enfrentar a crescente ameaça da China.
Sputnik

O navio de patrulha de 4.000 toneladas da classe Chiayi é a maior embarcação da Guarda Costeira de Taiwan, sendo capaz de se transformar em um navio militar ou médico, avança portal The Defense Post.

A embarcação, que custou US$ 100,4 milhões (R$ 545,7 milhões), foi comissionada na quinta-feira em uma cerimônia em Kaohsiung, no sul de Taiwan.

O navio é o primeiro da frota a ter a palavra Taiwan impressa no casco e, segundo a presidente taiwanesa Tsai Ing-wen, isso vai distingui-lo dos navios chineses e demonstrar a determinação do país em defender o seu território.

​Hoje (29) testemunhei em Kaohsiung a entrega do Chiayi e o lançamento do Hsinchu, dois navios de patrulha de 4.000 toneladas da Guarda Costeira. Estes navios representam um enorme avanço para a indústria de construção naval de Taiwan e mostram a nossa determinação em proteger as nossas águas.

"Acredito que, após a entrega, treinamento e comissionamento do Chiayi, bem como a conclusão de outros projetos relevantes de construção naval, a Guarda Costeira será capaz de reforçar a sua capacidade de patrulha, garantindo a segurança dos agentes da lei", afirmou Tsai durante a cerimônia.

A embarcação está equipada com três canhões de água de alta pressão com um alcance de 120 metros para confrontar barcos chineses de pesca ilegais e dragas de areia que operam nas águas de Taiwan.

O navio também possui um sistema lançador múltiplo de foguetes e duas metralhadoras de calibre 50 mm para aumentar a defesa de Taiwan especialmente perto das ilhas controladas por Taipé no mar do Sul da China, onde Pequim organiza frequentemente exercícios militares.

Em meados de abril um oficial da Defesa de Taiwan disse que Taipé está tentando adquirir mísseis de cruzeiro de longo alcance de lançamento aéreo, produzidos nos EUA.

Comentar