Queda de destroços de foguete chinês Longa Marcha 5B seria 'equivalente à queda de pequeno avião'

Em 29 de abril, a China lançou o foguete Longa Marcha 5B com o módulo principal para a futura base orbital chinesa, tendo o lançamento ocorrido na ilha de Hainan.
Sputnik

Destroços do foguete estão caindo na Terra, ocasionando preocupação com a possibilidade de queda em zonas habitadas. O momento em que a queda aconteceria seria difícil prever, mas já é estimado que o impacto seria equivalente à queda de um avião de pequeno porte, de acordo com Jonathan McDowell, astrofísico do Centro de Astrofísica da Universidade de Harvard, citado pelo The Guardian.

"Da última vez que eles [chineses] lançaram um foguete Longa Marcha 5B, acabou com longos cabos de metal voando pelo céu e fazendo estragos em vários prédios na Costa do Marfim", afirmou o professor, citado na matéria.
Queda de destroços de foguete chinês Longa Marcha 5B seria 'equivalente à queda de pequeno avião'

Estudando sua órbita, é esperado que o lixo espacial do foguete em questão aterrisse em 10 de maio dentro de uma zona que compreende grandes centros urbanos como Nova York, Madri e Pequim, e que vai do Chile à Nova Zelândia. Porém, os cientistas acreditam que boa parte do foguete acabe caindo no oceano, que cobre grande parte do planeta.

Atualmente, Longa Marcha 5B se encontra viajando a uma velocidade de 27.600 quilômetros por hora, em uma órbita baixa que, inevitavelmente, conduzirá a perda de altitude.
Comentar