Reino Unido enviará 2 navios militares ao canal da Mancha após ameaças da França

Nesta semana, a ministra francesa do Mar criticou as condições impostas pela ilha de Jersey em relação à emissão de licenças de pesca na região.
Sputnik

O Reino Unido enviará dois navios de patrulha para "monitorar a situação" próximo da ilha de Jersey, localizada no canal da Mancha, em meio às tensões com a França pelos direitos de pesca na região após o Brexit.

O escritório do primeiro-ministro britânico ressaltou que Boris Johnson conversou nesta quarta-feira (5) com o chefe do governo de Jersey, o senador John Le Fondré, e o ministro das Relações Exteriores da ilha, Ian Gorst.

Johnson e Le Fondré "destacaram a urgente necessidade de uma desescalada das tensões e de um diálogo entre Jersey e a França sobre o acesso à pesca".

Johnson expressou seu "apoio inabalável" a Jersey e reiterou que "qualquer bloqueio seria complemente injustificável", enquanto anunciava que Londres enviará duas embarcações de patrulha "para monitorar a situação".

O anúncio sobre o envio das embarcações ocorreu depois que Annick Girardin, ministra francesa do Mar, criticou na terça-feira (4) as condições impostas para a emissão de licenças de pesca na região.

Jersey recebe a maior parte de sua eletricidade da França por cabos submarinos e Girardin ameaçou interromper o fornecimento de energia elétrica à ilha.

De acordo com a agência S&P Global Platts, a ilha, com uma população de 108 mil pessoas, importa da França 95% de sua eletricidade.

Comentar