Chefe da OMS elogia promessa dos EUA de apoiar quebra de patentes das vacinas contra COVID-19

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, saudou nesta sexta-feira (7) a promessa dos Estados Unidos de apoiar a suspensão de patentes para vacinas contra o coronavírus.
Sputnik

"O anúncio de quarta-feira (5) por parte dos Estados Unidos de que apoiarão uma renúncia temporária de proteções de propriedade intelectual para as vacinas contra a COVID-19 é uma declaração significativa de solidariedade e apoio para a equidade de vacinas", disse Tedros em entrevista coletiva.

O chefe da Organização Mundial da Saúde disse que essa renúncia "não era uma coisa politicamente fácil de fazer", portanto, a liderança nesse sentido foi muito apreciada.

Chefe da OMS elogia promessa dos EUA de apoiar quebra de patentes das vacinas contra COVID-19

De acordo com ele, as disposições da Organização Mundial do Comércio (OMC) para isenções de propriedade intelectual "foram elaboradas precisamente para uma situação como esta".

"Se não as usarmos agora, quando então?", completou o diretor da OMS.

A administração dos EUA anunciou na última quarta-feira (5) que apoiará suspensão de proteções de propriedade intelectual para as vacinas contra a COVID-19 devido à emergência global desencadeada pela pandemia. No dia seguinte, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também afirmou que o país também pode apoiar a quebra das patentes.

Comentar