Coalizão liderada pelos EUA intensifica movimentação de equipamento bélico na Síria, diz Rússia

Contra-almirante Aleksandr Karpov, vice-diretor do Centro Russo de Reconciliação para a Síria, informou que a coalizão liderada pelos EUA intensificou a movimentação de equipamentos militares no leste do país.
Sputnik

"Suscita preocupação a intensificação do transporte aéreo de cargas militares e a movimentação terrestre de comboios de equipamentos militares das forças […] da coalizão", afirmou Karpov.

Segundo o contra-almirante, a Síria é capaz de lidar com células terroristas no país usando suas próprias forças, enquanto a presença lá de tropas da coalizão é ilegal e contrária ao direito internacional.

"Ações do comando dos EUA para o reforço da presença militar na região a leste do Eufrates [nordeste da Síria] no contexto da situação socioeconômica de emergência, criada pelas sanções asfixiantes dos EUA, está prejudicando gravemente as perspectivas de uma solução política", afirmou.
Coalizão liderada pelos EUA intensifica movimentação de equipamento bélico na Síria, diz Rússia

Os militares norte-americanos, junto com as milícias curdo-árabes das Forças Democráticas da Síria (FDS), controlam territórios do norte e nordeste da Síria nas províncias de Deir Ez-Zor, Al-Hasakah e Raqqa, onde se concentram as maiores jazidas de petróleo e gás.

O governo sírio qualifica a presença do Exército dos EUA como ocupação de seu território, pilhagem organizada e banditismo por parte de Washington.

Comentar