Submarino nuclear Kazan é incorporado à Marinha da Rússia

O navio líder do projeto Yasen-M, o cruzador submarino de mísseis de propulsão nuclear Kazan, foi incorporado à Marinha da Rússia, informa o Serviço de Imprensa do Ministério da Defesa.
Sputnik

A cerimônia solene decorreu no estaleiro da empresa de construção naval Sevmash, na cidade de Severodvinsk, no norte da Rússia.

"O almirante Nikolai Yevmenov, comandante da Marinha da Rússia, entregou a bandeira de Santo André da Marinha ao capitão do submarino nuclear Kazan, Aleksandr Beketov, e esta foi hasteada no navio", lê-se em comunicado.

O Kazan será o primeiro submarino russo equipado com um reator nuclear de quarta geração, cujo núcleo pode ser usado por 25 a 30 anos sem reabastecimento. O novo reator também permite reduzir significativamente o nível de ruído.

O submarino possui armamento de ataque e radioeletrônico capaz de executar todo o tipo de missões nos oceanos e mares do mundo.

Submarino nuclear Kazan é incorporado à Marinha da Rússia
"Estou confiante de que a tripulação do submarino nuclear Kazan reforçará a capacidade de defesa da Rússia com dignidade e alta qualidade", acrescentou Yevmenov.

O submarino nuclear do projeto 855M (Yasen-M) Kazan possui um deslocamento de 13,8 mil toneladas, profundidade de imersão de 520 metros, uma tripulação de 64 homens, autonomia de 100 dias, além de poder atingir uma velocidade de 31 nós (57 quilômetros por hora).

Além disso, a embarcação conta com torpedos de 533 milímetros, mísseis Kalibr e Oniks.

O projeto modernizado conta com sistemas de armas eletrônicas e equipamentos melhorados. A embarcação também pode ser armada com o sistema de mísseis hipersônicos Tsirkon.

Comentar