Estrelas massivas, em parceria com outras, podem formar um grande aglomerado de estrelas. Para formar o aglomerado, é preciso o rápido armazenamento de grandes quantidades de gás e outros materiais dentro de um pequeno espaço. Contudo, o mecanismo de formação ainda é desconhecido.
A equipe de estudo dos professores Kengo Tachihara e Yasuo Fukui, da Universidade de Nagoya, no Japão, acredita na hipótese da colisão de múltiplas nuvens de gás, que permitem a formação de aglomerado estelar.
Formação estelar é desencadeada por colisões de nuvens, aponta estudo.
Durante a realização do estudo, os pesquisadores descobriram que as colisões de nuvens de gás no espaço induziram o nascimento de um aglomerado de estrelas, fazendo-os acreditar na possibilidade de que a Via Láctea tenha colidido com outras galáxias pouco depois de nascer, o que teria causado a frequente colisão de nuvens de gás nas galáxias, resultando, assim, na formação de muitos aglomerados globulares.
O estudo, publicado pela Astronomical Society of Japan, contribuiu para uma melhor compreensão da formação das estrelas massivas e do surgimento de aglomerados globulares.