Criado em 14 de julho de 2020, o Generation Frexit é o movimento político que defende a saída francesa da União Europeia, em analogia ao Brexit.
Isso é para onde as negociações da UE conduzem: mais tensões interestatais e pobreza para pescadores franceses.
A UE demonstra mais uma vez ser incapaz de nos proteger e de chegar a acordos aplicáveis.
O grupo exortou Paris a "recuperar controle" da diplomacia e a renegociar o acordo que permite que pescadores franceses mantenham "uma vida trabalhista decente".
As tensões inflamaram após a França ter acusado a ilha de Jersey, território protetorado britânico, de restringir as licenças de pequenos barcos franceses a operar a menos de 19 quilômetros de sua costa, violando, assim, o acordo do Brexit.
Em resultado, uma flotilha de mais de 60 pequenas embarcações pesqueiras da Normandia se reuniu perto de Jersey em 6 de maio, enquanto o Reino Unido enviou dois navios-patrulha da Marinha Real para a região como "medida de precaução". Em resposta, as autoridades francesas também endereçaram navios-patrulha à ilha.
Pescadores franceses têm tentado obter licenças para continuar pescando nas águas britânicas, inclusive na ilha de Jersey, já que agora devem provar que pescaram nestas águas entre 2012 e 2016 utilizando dados de GPS, o que alguns não têm pelo simples fato de muitos pequenos barcos não contarem com equipamento de posicionamento geográfico.
Em 5 de maio, a ministra do Mar francesa, Annick Girardin, ameaçou cortar a energia da ilha de Jersey, território protetorado britânico, anunciando que as limitações de pesca para barcos pesqueiros franceses na costa da ilha correspondem à violação britânica do acordo do Brexit.