Na Ucrânia, 1.500 garrafas de bebidas alcoólicas de maçãs cultivadas em Chernobyl são confiscadas

As autoridades na Ucrânia confiscaram um lote com cerca de 1.500 garrafas de bebidas alcoólicas feitas de maçãs cultivadas nas proximidades da Usina Nuclear de Chernobyl, local de um de piores desastres nucleares da história.
Sputnik

De acordo com a BBC, o carregamento britânico da vodca Atomik foi capturado de um caminhão na destilaria de Cárpatos por oficiais, enquanto os fabricantes da bebida, a Chernobyl Spirit Company, disseram que não entenderam porque isto ocorreu.

"Parece que estão nos acusando de usarmos selos de imposto ucranianos falsificados", disse o professor Jim Smith, que fundou a Chernobyl Spirit Company com seus colegas da Ucrânia após ter passado anos estudando a zona de exclusão em torno da usina. "Mas isto não faz sentido, uma vez que as garrafas são para o mercado do Reino Unido e são claramente rotuladas com selos de imposto britânicos válidos".

A empresa que fabrica a bebida em questão é supostamente gerenciada pelos cientistas que trabalham na zona de exclusão de Chernobyl e tentam determinar se os produtos agrícolas cultivados na zona podem ser usados na fabricação de alimentos seguros para consumo.

A companhia também pretende dirigir alguns de seus rendimentos à ajuda de comunidades na Ucrânia que ainda sofrem com o impacto econômico do desastre nuclear de Chernobyl, adiciona a mídia.

"Nós esperamos que o caso seja resolvido para que possamos continuar nosso trabalho tentando ajudar pessoas afetadas por impactos socioeconômicos devastadores que Chernobyl causou sob as comunidades", disse o dr. Gennady Laptev, um dos fundadores da empresa.

A zona de exclusão de Chernobyl foi estabelecida após um acidente nuclear ocorrido no reator número quatro da Usina Nuclear de Chernobyl em abril de 1986. O desastre resultou em um grande número de pessoas evacuadas e vastas áreas contaminadas.

Comentar