"Estamos dispostos a dialogar, chegou o momento de Moscou também retomar o diálogo", afirmou Maas antes da reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da UE.
Maas observou que as relações com a Rússia serão debatidas no encontro desta segunda-feira (10) em Bruxelas.
O chefe da diplomacia europeia, Josep Borell, confirmou que o tema da Rússia figura na agenda da reunião, porém constatou que "não há avanços" neste âmbito.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores da Eslováquia, Ivan Korczok, afirmou que ninguém precisa de uma escalada na relação entre a UE e a Rússia, contudo há questões de princípios onde as partes têm diferentes pontos de vista.
"A situação das relações [...] entre a UE e a Rússia é difícil. Ninguém precisa de uma maior escalada nas relações. Mas, certamente, há questões de princípios onde as partes têm diferentes pontos de vista. Entretanto, é importante que se mantenha a unidade entre os Estados europeus", afirmou.
Desde 2014, os EUA, a União Europeia e alguns de seus aliados impuseram sanções individuais e setoriais contra a Rússia devido à crise na Ucrânia e ao que qualificam como "anexação ilegal" da Crimeia.