Duterte diz que não retirará navios de zona no mar do Sul da China perto de base militar de Pequim

O presidente das Filipinas disse que não recuará "nem um centímetro" em deixar embarcações filipinas em sua Zona Econômica Exclusiva perto de águas contestadas com a China.
Sputnik

Manila não retirará navios de águas contestadas com Pequim no mar do Sul da China, anunciou na sexta-feira (14) Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas, conforme citado pela agência britânica Reuters.

"Temos uma posição aqui e quero afirmar aqui e agora novamente que nossos navios lá [...] não vamos recuar nem um centímetro", afirmou o líder filipino em discurso transmitido na televisão.

As Filipinas aumentaram sua presença em áreas contestadas de sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE), incluindo a ilha Thitu, próxima a uma instalação militar chinesa, desafiando a presença há meses de centenas de embarcações da China, que Duterte acredita serem tripuladas por milícias.

Duterte diz que não retirará navios de zona no mar do Sul da China perto de base militar de Pequim

"Eu não quero uma briga, não quero problemas. Respeito sua posição, e você respeita a minha. Mas não entraremos em guerra", declarou Duterte.

"Não me retirarei. Mesmo que você me mate. Nossa amizade vai acabar aqui."

A China exortou as Filipinas em abril a "pararem as ações que complicam a situação e as disputas crescentes" em resposta a um raro exercício marítimo filipino.

Comentar